Feminismo


O feminismo vem sendo um assunto polemico, que de alguns anos pra cá conseguiu atingir proporções imensas, mobilizando milhões de mulheres.
No movimento há tipos diferentes de feministas.

Feminismo Radical


Em meados de 1960, começou a se disseminar o chamado Feminismo Radical, uma ramificação do pensamento feminista que acredita só ser possível "exterminar" o machismo com uma revolução profunda e geral. As feministas radicais acreditam ser necessárias mudanças na legislação dos países, criando privilégios e leis de proteção ao gênero feminino, procurando sensibilizar a opinião pública sobre o estupro e a violência contra as mulheres.
É uma perspectiva que exige um reordenamento radical da sociedade em que a supremacia masculina é eliminada em todos os contextos sociais e econômicos. As feministas radicais procuram abolir o patriarcado ao desafiar normas e instituições sociais existentes. Isso inclui desafiar a noção de papéis tradicionais de gênero, opondo-se a objetificação sexual das mulheres.

Feminismo

É um movimento socialfilosófico e político que tem como objetivos direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses.
O feminismo, como muitos pensam erroneamente, não é um movimento de sexista, ou seja, que defende a figura feminina sobre o masculino.
Atualmente, não são apenas as mulheres que se intitulam ou compartilham de pensamentos feministas - assim como existem muitas que também apoiam o esquema de uma sociedade machista - alguns homens, que se sentem "pressionados" ou incomodados com as "regras de comportamento social do machismo", partilham da mesma visão de liberdade e direitos igualitários entre os sexos.

Femismo

O femismopode ser considerado o sinônimo do machismo (ao mesmo tempo em que é seu oposto), pois se trata de uma ideologia de superioridade da mulher sobre o homem. O femismo, assim como o machismo, prega a construção de uma sociedade hierarquizada a partir do gênero sexual; baseada em um regime matriarcal.


E vocês, apoiam ou aderem ao movimento?








5 comentários:

  1. Eu apoio o movimento feminista , beijos maitê

    http://maiteaissa.com/ - vem conhecer meu blog, ele ta cheio de novidades , beijos maitê!

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor do feminismo em sua forma pura, aquele que luta somente pelos direitos iguais e não aquele que coloca a mulher acima do homem, pois aí já se torna exagero e sinônimo de machismo como você menciona no post.
    Adorei seu blog! Bjs linda :*
    http://makelaranja.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou super a favor do feminismo, desde que, como mencionado pela Valéria acima, não nos coloque em uma posição de superioridade, e sim de igualdade. Beijo. sweet-surrender.hol.es

    ResponderExcluir
  4. Sou a favor do feminismo desde que ele não se desvie do seu objetivo principal, e que seja cociente com pessoas que sabem o que realmente significa feminismo.
    Te indiquei em uma tag lá no blog, espero que possa responder, e por favor me avise pois eu quero ver as suas respostas. OK? Bjs! Sucesso!! http://heymess.blogspot.com.br/2016/01/hora-da-tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  5. Ola! Gostei do seu Blog e tenho um Artigo para colaborar no seu Blog, faço divulgação na minha rede +2 milhões de acessos e te dou Link do meu blog. Não cobro! O que peço em troca peço é um link dentro do artigo para meu blog. Quer receber uma proposta para avaliação?
    prof.rosioliveira@gmail.com

    ResponderExcluir