Desde pequenos escutamos aquela velha pergunta "O que você quer ser quando crescer?", mesmo ainda crianças somos obrigados indiretamente a já ter em mente o nosso futuro ganha pão, o que iremos querer fazer pelo resto de nossas vidas depois da faculdade.
E como qualquer criança respondemos sem pensar muito, médico, jogador de futebol, modelo, veterinária, atriz, dentista... Não ligamos muito pra isso quando somos crianças, mas quanto mais o tempo passa mas a velha pergunta "O que você quer ser quando crescer?" começa a pesar.
Vamos crescendo e cobrando de nós mesmos uma resposta do que vamos seguir na vida, começamos a pensar em varias coisas que acabam nos deixando confusos e perdidos, e parece que quanto mais perdidos estamos mais rápido o tempo passa, é ai que temos que começar a nos auto avaliar. E como vou me auto avaliar?
Começamos a listar nossas matérias favoritas e a que mais nos identificamos, em seguida procuramos algum curso que se encaixe naquilo que nos damos bem, e claro que vão aparecer varias opções de cursos e é ai que você tem que escolher o que você mais vai se encaixar, aquilo que você mais vai sentir prazer e amor em fazer pro resto da sua vida.
Porque escolhi Direito ✎
Desde pequena minha mãe diz que sou uma menina de opinião, que defendo aquilo que no meu ponto de vista está certo, e que sempre fui persistente e por isso sempre procurava argumentos para convencer as pessoas, principalmente quando queria alguma coisa.
Eu também nunca fui muito fã de matemática, física e química, é eu sou de humanas, sempre me dei bem com as matérias que não envolviam cálculos e contas complicadas. Uma coisa que me fez escolher direito também foi a minha vontade de defender as pessoas e seus ideais, de lutar pelo que são delas por direito, essa vontade constante por justiça.
O que pode ajudar na hora da escolha ✎
Além da nossa auto avaliação também temos os testes vocacionais, muitos acham que não funcionam, pode até ser verdade mas eles com certeza vão te ajudar a ter uma noção do curso que mais combina com você, pesquisar sobre os cursos que tem em mente também é uma opção que ajuda muito, é ai que você consegue ter mais noção do que você vai enfrentar no curso, e ajuda a descobrir se é isso mesmo que você quer seguir para o seu futuro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJá conclui o EM e estou no processo de escolher faculdade. Porque eu não sei o que eu quero T-T Simplesmente. Tipo, eu sempre me dei bem em todas as matérias, sempre tive facilidade em tudo; mas o que eu mais gostava era exatas <3 Comecei a me interessar por TI, fiz curso na área e tal; mas fica aquela enorme interrogação: vou querer fazer isso realmente pro resto da minha vida? A resposta é sempre incerta. (simm, eu pesquiso muito, vejo as grades curriculares de cada curso que me vem a cabeça, falo com pessoas que cursam/cursaram, procuro blogs que falem sobre profissões, mas nada) Enfim, eu não sei o que eu quero, pessoas estão pressionando pra eu escolher logo. Eu estou me pressionando também.
ExcluirEu realmente não me dou bem fazendo algo que eu não goste, eu fico... doente T__T Mas, com toda essa incerteza, eu realmente estou pensando em fazer qualquer coisa, sabe? Nunca pensei que iria chegar a esse ponto, mas estou quase decidida em fazer o primeiro curso que vier na frente.
Eu realmente queria ser igual a você e outras pessoas que sabem o que querem.
Boa sorte, e desejo tudo de bom pra você!
Kissus
www.penseicliquei.blogspot.com
(ah, eu adorei o nome do blog *-* haha)
Espero que você consiga achar algo que goste de fazer pra vida toda algo meio que te complete, e que você tenha sucesso também no que escolher independente do que seja, e somos duas que ficamos doentes por fazer algo que não gosta, mas continue procurando sei que vai encontrar algo que vai se dar bem e que vai te fazer bem.
ExcluirObrigado *-*