Foca na carreira


Desde pequenos escutamos aquela velha pergunta "O que você quer ser quando crescer?", mesmo ainda crianças somos obrigados indiretamente a já ter em mente o nosso futuro ganha pão, o que iremos querer fazer pelo resto de nossas vidas depois da faculdade.

E como qualquer criança respondemos sem pensar muito, médico, jogador de futebol, modelo, veterinária, atriz, dentista... Não ligamos muito pra isso quando somos crianças, mas quanto mais o tempo passa mas a velha pergunta "O que você quer ser quando crescer?" começa a pesar.
Vamos crescendo e cobrando de nós mesmos uma resposta do que vamos seguir na vida, começamos a pensar em varias coisas que acabam nos deixando confusos e perdidos, e parece que quanto mais perdidos estamos mais rápido o tempo passa, é ai que temos que começar a nos auto avaliar. E como vou me auto avaliar?
Começamos a listar nossas matérias favoritas e a que mais nos identificamos, em seguida procuramos algum curso que se encaixe naquilo que nos damos bem, e claro que vão aparecer varias opções de cursos e é ai que você tem que escolher o que você mais vai se encaixar, aquilo que você mais vai sentir prazer e amor em fazer pro resto da sua vida.
Porque escolhi Direito 
Desde pequena minha mãe diz que sou uma menina de opinião, que defendo aquilo que no meu ponto de vista está certo, e que sempre fui persistente e por isso sempre procurava argumentos para convencer as pessoas, principalmente quando queria alguma coisa.
Eu também nunca fui muito fã de matemática, física e química, é eu sou de humanas, sempre me dei bem com as matérias que não envolviam cálculos e contas complicadas. Uma coisa que me fez escolher direito também foi a minha vontade de defender as pessoas e seus ideais, de lutar pelo que são delas por direito, essa vontade constante por justiça.
O que pode ajudar na hora da escolha 
Além da nossa auto avaliação também temos os testes vocacionais, muitos acham que não funcionam, pode até ser verdade mas eles com certeza vão te ajudar a ter uma noção do curso que mais combina com você, pesquisar sobre os cursos que tem em mente também é uma opção que ajuda muito, é ai que você consegue ter mais noção do que você vai enfrentar no curso, e ajuda a descobrir se é isso mesmo que você quer seguir para o seu futuro.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já conclui o EM e estou no processo de escolher faculdade. Porque eu não sei o que eu quero T-T Simplesmente. Tipo, eu sempre me dei bem em todas as matérias, sempre tive facilidade em tudo; mas o que eu mais gostava era exatas <3 Comecei a me interessar por TI, fiz curso na área e tal; mas fica aquela enorme interrogação: vou querer fazer isso realmente pro resto da minha vida? A resposta é sempre incerta. (simm, eu pesquiso muito, vejo as grades curriculares de cada curso que me vem a cabeça, falo com pessoas que cursam/cursaram, procuro blogs que falem sobre profissões, mas nada) Enfim, eu não sei o que eu quero, pessoas estão pressionando pra eu escolher logo. Eu estou me pressionando também.
      Eu realmente não me dou bem fazendo algo que eu não goste, eu fico... doente T__T Mas, com toda essa incerteza, eu realmente estou pensando em fazer qualquer coisa, sabe? Nunca pensei que iria chegar a esse ponto, mas estou quase decidida em fazer o primeiro curso que vier na frente.
      Eu realmente queria ser igual a você e outras pessoas que sabem o que querem.
      Boa sorte, e desejo tudo de bom pra você!
      Kissus
      www.penseicliquei.blogspot.com
      (ah, eu adorei o nome do blog *-* haha)

      Excluir
    2. Espero que você consiga achar algo que goste de fazer pra vida toda algo meio que te complete, e que você tenha sucesso também no que escolher independente do que seja, e somos duas que ficamos doentes por fazer algo que não gosta, mas continue procurando sei que vai encontrar algo que vai se dar bem e que vai te fazer bem.
      Obrigado *-*

      Excluir